PARCEIROS DA EXPEDIÇÃO

logo_museu.pnglogo_municipio_coruche.pnglogo_coruche_inspira.pnglogo_quinta_da_arrica.pnglogo_ponte_de_sor.pnglogo_regiao_turismo.pnglogo_quinta_da_mimosa.pnglogo_mercado_do_montado.pnglogo_observatorio.pnglogo_aventura.pnglogo_apicultora.pnglogo_vale_pau.pnglogo_cabra_douro.png

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentJw_sigpro has a deprecated constructor in /home/explorer/public_html/old/plugins/content/jw_sigpro/jw_sigpro.php on line 19

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentJw_allvideos has a deprecated constructor in /home/explorer/public_html/old/plugins/content/jw_allvideos/jw_allvideos.php on line 18
 
 
 
A  “Expedição ao Montado” regressará à estrada nos próximos dias 12 e 13 de Novembro para a edição de inverno de 2016, que este ano irá ter o nome de “2ª EXPEDIÇÃO POR TERRAS DA ORDEM”.
 
O Passeio irá percorrer na sua maioria territórios que outrora estiveram sob administração da Ordem de Avis, sendo esta a temática principal do passeio. Esta “expedição” irá ter início e fim em Avis, e fazer um longo circulo a norte desta vila,  passando pelos municípios de Ponte de Sor e de Alter do Chão.
 
A manhã do primeiro dia irá ser passada nas proximidades de Avis, para depois rumar em direção a Ponte de Sor onde será servido o almoço.  Depois durante a tarde a caravana irá seguir em direção a leste, para terminar o dia em Alter do Chão, para o jantar e pernoita. Mas antes ainda haverá tempo para visitar a pequena localidade de Alter Pedroso, outrora sede de município e que integrou os territórios da ordem de Avis. Caso o clima o permita, do seu miradouro iremos poder observar o por do sol sobre o Alto Alentejo.
 
Na manhã do dia seguinte, e depois do pequeno almoço, o primeiro ponto do programa provisório é uma visita ao Castelo de Alter do Chão.  Depois, durante a manhã será feita a viagem de regresso a Avis, passando pela ponte romana de Vila Formosa e pela Aldeia de Seda, a qual à semelhança de Alter Pedroso também já foi sede de Concelho, nos tempos em que a Ordem de Avis dominava esta região. O passeio terminará nas proximidades de Avis com um almoço convívio.  
 
O programa detalhado, que será apresentado mais adiante irá incluir mais pontos de visita e atividades, que irá decerto surpreender e ser do agrado de todos quantos vierem connosco em novembro. 
 
Os participantes irão poder seguir o percurso recorrendo a um track GPS ou em caravana enquadrados por veículos da organização. Poderá também vir a ser distribuído um roadbook, que os participantes poderão levar a bordo das suas viaturas.
 
Este passeio seguirá os habituais padrões da “Expedição ao Montado”,  e irá percorrer na maioria caminhos florestais e agrícolas em terra batida, de dificuldade baixa, acessível a SUV, Crossover e 4x4.
As inscrições serão abertas dentro de algumas semanas, e nessa altura divulgado o valor das inscrições, mas queremos desde já chamar a atenção de que as mesmas são limitadas à capacidade da unidade hoteleira onde iremos pernoitar, pelo que não deve atrasar a sua inscrição.
 
A “2ª Expedição por Terras da Ordem” é organizada pela X-Adventure com apoio o Todoterreno.pt e o Aventura.pt  e tem como principais parceiros o Município de Avis, o Município de Ponte de Sor e o Município de Alter do Chão.
 
 
 

 

MAIS DE 200 KM PELO ALTO ALENTEJO 

 

A “edição de inverno” da Expedição ao Montado já tem a data marcada para os próximos dias 12 e 13 de Novembro, edição essa que em 2016 terá o nome de “II EXPEDIÇÃO POR TERRAS DA ORDEM”.
 
Voltando a ter o ponto de partida na Vila de Avis, o passeio irá desenrolar-se por vários concelhos do Alto Alentejo com destaque para Ponte de Sor.  O passeio regressará a Avis no dia seguinte, onde irá terminar.  Grande parte do território percorrido nunca integrou um evento "Expedição ao Montado" e este será o primeiro que não irá entrar no Ribatejo.
 
O passeio vai percorrer territórios que outrora integraram a área de influência da Ordem de Avis, e terá Ordem Religiosa Militar de cavaleiros Portugueses o pano de fundo, visitando alguns locais onde esta Ordem deixou a sua marca.
 
Seguindo os padrões “Expedição ao Montado Series”, este passeio pretende promover e divulgar aquilo que são os montados, as suas gentes, a sua cultura e tradições.  Por isso mesmo, do programa constarão não só visitas culturais, como também a visitas a algumas adegas e a ainda excelente gastronomia Alentejana que dispensa quaisquer apresentações.
 
 
Da mesma forma, tal com os restantes passeios do nosso calendário, esta "expedição" será de dificuldade baixa e acessível a viaturas SUV, Crossover e 4x4, e promete surpreender pela beleza das paisagens de toda esta vasta região.
 
O programa base prevê a partida na manhã do dia 12 a ter lugar na Vila de Avis, com passagem depois por Ponte de Sor durante o dia a caminho da unidade hoteleira onde deverá ser servido o jantar e onde a caravana irá pernoitar.   No domingo seguinte o programa é  mais curto, ligando o hotel a Avis, onde será servido o Almoço após o qual o passeio irá terminar.
 
 
Todas as informações poderão ser encontradas no site oficial em www.expedicaoaomontado.com  ou através do e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 
Este passeio é organizado pela X-Adventure em parceria com o Todoterreno.pt.
 
 

Depois de três edições do Passeio TT FICOR , a organização vê-se pela primeira vez confrontada com a necessidade de cancelar o evento.  

As condições climatéricas que se têm feito sentir no nosso páis são a principal causa da decisão do cancelamento, pois está inviabilizado o principal ponto do passeio.  Na verdade, o clima humido e ameno que temos sentido, e que tanto tem contribuido para a extraordinária beleza dos nossos montados de sobreiros nesta primavera trouxe alterações do ponto de vista vegetativo aos sobreiros, causando um atraso na época de tirada de cortiça de 2016.   Assim, aquele que seria um dos principais motivos de interesse do passeio, acaba por ficar completamente inviabilizado.

A organização ainda procurou criar uma alternativa viável para assegurar toda a parte da manhã do passeio,  mas o tempo de dista até à data da realização do mesmo é demasiado curto para colocar no terreno um passeio que cumpra todos os padrões "Expedição ao Montado Series".

Assim, confirma-se a anulação deste passeio que estava previsto para o próximo dia 29 de Maio.  

No entanto ainda assim, quem desejar vir até Coruche e acompanhar-nos numa volta pelo Concelho, deverá contactar a X-Adventure (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.), pois esta empresa tem previsto um pequeno tour por Coruche no feriado de dia 26.  Participação neste tour é limitada, pelo que se interessado, deverá reservar o quanto antes.

A organização agradece a confiança que em si foi depositada pelos parceiros e participantes.

Os eventos "Expedição ao Montado Series" regressam em Novembro, com data provisória marcada para os dias 12 e 13 desse mês, com passagem pelos Municipios de Avis e de Ponte de Sor.