Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentJw_sigpro has a deprecated constructor in /home/explorer/public_html/old/plugins/content/jw_sigpro/jw_sigpro.php on line 19

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgContentJw_allvideos has a deprecated constructor in /home/explorer/public_html/old/plugins/content/jw_allvideos/jw_allvideos.php on line 18

 

Nos passeios "EXPEDIÇÃO AO MONTADO SERIES",  o principal meio que os participantes terão para se orientarem e seguir o percurso correcto será um roadbook que a organização irá distribuir a cada uma das viaturas presentes.

A organização optou por este meio por vários motivos, mas sobretudo pela segurança que o mesmo transmite.  O participante, ajudado ou não pelas outras pessoas que poderão seguir a bordo da sua viatura terá no roadbook para além das normais informações de pontos de passagem e distâncias percorridas, informações sobre perigos no percuso, sinalização rodoviária, pontos de interesse, e coordenadas GPS.

Assim para além de ir tomando conhecimento antecipado da estrada a percorrer ou de algo a que tenha que prestar atenção, caso o participante saia do percurso correcto, poderá recuar até ponto onde se perdeu, e recuperar o caminho correcto.  Como medida de apoio poderá recorrer a um GPS, razão pela qual são indicadas coordenadas em pontos estratégicos do percurso.

Será também enviado aos participantes 1 ou 2 dias antes o "track" GPS em formato KML (Google Earth) que poderá ser carregado em Navegadores GPS ou Dispositivos Android (tablets e telefones) e dispositivos Aplle (Iphone e Ipad).

Nos passeios "EXPEDIÇÃO AO MONTADO SERIES" não é colocada qualquer sinalização do terreno, ou seja, não são colocadas fitas, sinais ou quaisquer outras marcas, salvo, se os proprietários dos terrenos assim os exigirem como medida de segurança ou por sua conveniência.

Esta é a folha número 1 do roadbook da 4ª Expedição ao Montado, realizada  em 2015, e que serve de exemplo daquilo que habitualmente usamos:

 

 

COMO FUNCIONA O ROADBOOK.

 

Este roadbook foi pensado para viaturas e condutores do dia a dia.  Por isso mesmo as indicações presentes baseiam-se mais naquilo que é a condução normal do que a condução em competição.

As distâncias apresentadas seguem a logica de "Quilómetros totais", em que o condutor deverá regular-se pelo conta quilómetros parcial da sua viatura para ir encontrando os pontos certos.

Suponhamos que o condutor está no Ponto 36, ao KM 8,28 (A).  Para chegar ao ponto 37 (C) irá percorrer a distância parcial de 0,45 (B), que somada ao valor do ponto 36 (A), dará como resultado a distância total no ponto 37 (C) que é de 8,73Kms

Normalmente nos roadbooks a lógica è a inversa, danto preponderância aos parciais, mas como a esmagadora maioria das viaturas não tem Terratrip, a lógica usada nos nossos passeios assenta nos quilómetros totais percorridos, tornando-se assim muito mais simples e permitindo utilizar o conta quilómetros dos carros.

 

A espaços será dada a indicação "Desmarque Conta Quilómetros".  Esta indicação serve para o condutor desmarcar o conta quilómetros parcial da sua viatura e acertar a distância indicada na sua viatura com a distância indicada no roadbook, livrando-se de quilómetros parasitas ou para "puxar para diante".

Esta indicação será sempre dada num quadro de cor verde, com destaque para a indicação "ATENÇÃO! Desmarque Conta Quilómetros"

 


SINALIZAÇÃO DE PERIGOS

Este roadbook assinala zonas que requerem alguma atenção através de um código de cores, em que o ponto e os quilómetros parciais são rodeados de uma cor especifica consoante o grau de atenção requerido no local.

É também incluida uma breve indicação com os detalhes relevantes do local.

As cores serão as seguintes:

Amarelo: Zona que requer atenção - Algum detalhe no local exige um pouco mais de atenção, e o mesmo é reflectido no roadbook

Laranja: Zona com algum perigo - É exigido ao participante que tenha particular atenção neste local. Deverá certificar-se de que fará a transposição desde local em toda a segurança

Vermelho: Zona muito perigosa - É exigida muita atenção a todos os ocupantes da viatura.  Estes locais, embora raros, exigem muito cuidado para a segurança de todos.

Na imagem acima deste texto está assinalada uma zona amarela. Trata-se de uma travessia de uma estrada de alcatrão.

 

 

 


SINALIZAÇÃO DE ALTERNATIVAS

O roadbook poderá ter, se necessário , 2 tipos de alternativas.

 

Alternativas Off-Road:
Neste caso, o percurso base segue uma zona segura e sem quaisquer problemas, mas a organização tem previstas variantes que poderão vir ser utilizada de acordo as condições do piso e do clima no próprio dia do evento.
Em caso de condições de muita lama mas de bom tempo, será dado como opção aos participantes com viaturas preparadas e com pneus adequados a hipotese de fazerem estes troços.  
Caso o clima permaneça chuvoso e os terrenos não sequem o suficente, estas alternativas poderão ser anuladas e todos os participantes seguirão pelo percurso base.
Em caso de bom tempo particularmente nas semanas antes do passeio, e se verifiquem condições do piso que permitam a passagem de toda a caravana, estas alternativas poderão assumirá a caracter de percurso definitivo, e todos os participantes serão encaminhados por este troço.
 

Alternativa de segurança:

Poderão surgir em um ou dois pontos este segundo tipo de alternativa.  A Organização tem o percurso base preparado com algumas passagens de água, que considera ser transponiveis, mesmo para as viaturas menos preparadas.

O percurso previsto inclui também uma subida em piso de areia que poderá relevar-se um pouco mais exigente caso o clima venha a degradar a estrada

Assim, caso o clima permaneça chuvoso até á data da "Expedição" poderão estas passagens não ser possíveis, ou serem convertidas em alternativas off-road, pelo que o percurso base seguirá sempre a opção mais segura.

 

CONTACTO RÁPIDO

Por favor utilize este formulário para enviar uma mensagem à organização da 4ª Expedição ao Montado.