A Expedição ao Montado é o grande passeio anual subordinado à temática dos Montados de Sobro e de Azinho de Portugal, percorrendo durante os seus dois dias de duração três centenas de quilómetros.

Desenhado entre o Alto Alentejo e o Ribatejo, este passeio procura levar os participantes a conhecerem melhor o Montado e a sua importância natural, económica e social.

Os participantes terão oportunidade de ficar também a conhecer as “gentes do montado” e a influência que esta floresta tem na sua vida quotidiana, nas suas tradições e na sua cultura. 

Com um programa recheado de pontos de interesse, este passeio aposta forte na gastronomia de qualidade, através de saborosas refeições e petiscos tradicionais, muitos deles conhecidos apenas na região e confecionados de uma forma muito especial apenas aqui encontrada.  Claro que o parceiro perfeito de uma gastronomia impar, é o vinho de muito alta qualidade produzido na região, e que está sempre presente.

Escolhemos a Primavera para organizar este passeio, aproveitando assim a época do ano em que o Montado está no auge da sua beleza, com um manto multicolor dos milhões de flores que surgem nesta altura.

A “Expedição ao Montado” tem habitualmente a participação de um variado leque de parceiros, desde os municípios, passando por vários organismos do estado, associações culturais e  produtores e prestadores de locais.

A “Expedição ao Montado” é um passeio de dificuldade baixa, de cariz turístico e cultural, acessível a viaturas tipo SUV e Crossover, e claro está, acessível a viaturas 4x4 .

Para si, que pensa em vir connosco, pedimos-lhe que traga a família, uma máquina fotográfica e boa disposição.  A comida e a aventura é por nossa conta.